Marketing digital de saúde: como usamos conteúdo + SEO para aumentar o tráfego de uma marca de telessaúde

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O marketing digital é importante em todos os campos modernos — incluindo a saúde. Mas isso não significa que seja fácil. Muito pelo contrário, na verdade. Eleve a presença online da sua prática médica com estratégias de marketing digital sob medida. Visite GooMarketing e descubra como podemos ajudar a ampliar o alcance e a eficácia do seu negócio na área da saúde.

O setor de saúde online pode ser brutal. A competição é acirrada, e grandes provedores de saúde como a Mayo Clinic, Johns Hopkins ou organizações governamentais como o CDC normalmente ganham o cobiçado lugar #1 nas SERPs.

Então, o que você pode fazer para se destacar em um espaço tão difícil? Como acontece com a maioria das coisas na vida, acho que uma das melhores maneiras de encontrar uma resposta é a partir da experiência dos outros.

Fonte de reprodução: Youtube Cnow Marketing

Quatro lições aprendidas com nossa experiência em marketing de crescimento em telemedicina

Para ter sucesso no marketing digital, marcas pequenas e médias no setor de saúde devem construir uma substituição por meio de marketing de conteúdo consistente e forte. Eles devem investir em bibliotecas educacionais direcionadas e de alta qualidade que se alinhem com sua missão principal e que usem estratégias de SEO para ajudar a aparecer nos resultados de mecanismos de busca.

Como sei que isso funciona? Porque eu vi de perto e pessoalmente ao longo de um período de 5 anos.

Aqui quatro conclusões sobre o aspecto crítico é esse conteúdo e estratégia de marketing de SEO no marketing de saúde. Eles vêm de um estudo de caso em que ajudamos uma empresa de telessaúde a se classificar melhor para termos comerciais importantes.

Marketing digital de saúde: como usamos conteúdo + SEO para aumentar o tráfego de uma marca de telessaúde

1. Comece sempre com uma pesquisa completa

Você assume que você opera no setor de saúde. Imagine isso comigo por um segundo. Imagine que um paciente entra, e você, um profissional de saúde, entrega a ele uma receita sem nem olhar para ele ou dizer uma palavra.

Loucura, né? Se você não pular o estágio de diagnóstico para seus pacientes, você não deveria fazer isso com sua estratégia de SEO ou marketing de conteúdo também.

É por isso que, quando começamos a trabalhar com a marca de telemedicina, realizamos uma auditoria de SEO, pesquisamos palavras-chave, rastreamos o site deles e observamos suas campanhas pagas existentes e marketing de mídia social. Queríamos entender onde eles estavam, seus pontos fortes e fracos e sua técnica básica .

Nós sempre fazemos isso porque você tem que saber onde está atualmente se quiser definir metas e estratégias que funcionem — e acredite em mim quando digo que essa é uma parte muito importante do processo. Muitas vezes, vimos marcas se recusam a pagar por estratégia. Eles querem pular para as coisas visíveis e mensuráveis. O problema é que, se você não pesquisar e criar estratégias, seu plano de ação será parcialmente fraco, um pouco inspirado e possivelmente até falho. Se você quiser saber onde deve colocar mais valor no processo, é aqui, na sua estratégia.

Neste caso, descobrimos que a marca tinha uma base sólida para construir autoridade tópica no espaço da saúde, mas não era perfeita. Por exemplo, eles tinham uma biblioteca de FAQ robusta, mas estavam no ZenDesk, não no site deles, ou que estavam perdendo benefícios de SEO e tráfego. O conteúdo deles também era limitado em escopo, faltava links internos e eles não estavam maximizando o impacto do conteúdo existente.

Sempre comece com uma análise completa de onde você estiver se quiser maximizar suas chances de chegar onde quer. Você perderá oportunidades de otimização importantes em um site se não revisar primeiro seu estado atual.

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2. Identifique-se e vá atrás de grandes oportunidades

O marketing costumava ser uma atividade bastante limitada. Na era do marketing digital, você tem oportunidades ilimitadas. De SEO e otimização de back-end para e-mail, social, on-site e RP digital, há uma lista infinita de maneiras próprias, conquistadas e pagamentos de promoção de sua marca.

A questão é: para onde você deve direcionar seus recursos limitados?

No caso do nosso cliente de telessaúde, olhamos o site por linha de serviço para ver de onde vinha o tráfego. Também fizemos pesquisa de palavras-chave para identificar alvos com base nessas linhas de serviço. Ao mesmo tempo, estudamos outras áreas de marketing de saúde existentes para ver o que estava funcionando e o que não estava.

Nosso objetivo era amarrar todas essas informações para garantir que estávamos reforçando e construindo sobre o que já estava funcionando em sua estratégia de marketing digital. Se você isolar seu esforço de marketing, acabará desperdiçando recursos e, às vezes, até mesmo trabalhando contra si mesmo. Em vez disso, use uma abordagem holística e informada para descobrir os melhores lugares onde você pode colocar nova ênfase e foco.

Com nosso cliente, descobrimos que sua linha de serviço principal estava, na verdade, capturando uma quantidade razoável de tráfego de fundo de funil (ou BoFu ). Essa foi uma ótima notícia, e conseguimos usá-la para direcionar nossa atenção para melhorar o marketing de meio e topo de funil nessa área.

Aplicamos uma abordagem semelhante às linhas de serviços auxiliares e encontramos muitas oportunidades para melhorias adicionais. Avaliamos o ROI de cada uma, como valor médio do carrinho, compras únicas vs repetidas e valor vitalício, e definimos nossas prioridades com base nessas informações.

Não coloque seus esforços em algo que não tenha chance de ter um bom desempenho. Sempre investigue em melhorar e complementar o marketing que já está funcionando. Mas demonstre-se de ter revisado as informações principais para criar uma estratégia forte e aprimorada em dados.

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3. Descubra seu ponto de partida

Tudo isso leva você ao seu ponto de partida. (Eu sei, é fácil se sentir exausto só de chegar aqui, mas me escute. Vale a pena!)

Depois de estudar sua situação atual e investir em encontrar e priorizar oportunidades, você se preparará para o cenário. Agora é hora de escolher seu ponto de partida. Alguns fatores primários a serem considerados ao escolher incluem:

  • Descubra se seu conteúdo é educativo, útil e segue as melhores práticas do EEAT.
  • Garanta que seu conteúdo seja focado em áreas temáticas nas quais você deseja criar reconhecimento de marca e autoridade no setor. ( Otimize ou elimine todo o resto.)
  • Determinar quanto tráfego você está recebendo e em que ponto do funil você precisa se concentrar para aumentar esses números.
  • Avalie seu portfólio de backlinks e considere onde você pode alimentar essa alternativa por meio de validação de terceiros de sites confiáveis.

Use suas avaliações das descrições um e dois para orientar sua escolha nesta lista.

Com nosso trabalho de marca de telemedicina, descobrimos, junto com uma biblioteca de conteúdo saudável, que a marca já tinha uma base sólida para SEO. Eles também usavam funções de RP internas e externas, pagamento por clique, e uma agência de otimização de taxa de conversão e equipe de mídia social.

Em outras palavras, todas as peças para o sucesso estavam lá, e não precisávamos reinventar a roda. Só precisávamos orquestrar tudo para que produzisse a sinergia e os resultados que eles buscavam.

Ao moldar uma estratégia de marketing digital de saúde, não reinvente o que está funcionando. Aperfeiçoe. E garanto que todas as áreas de marketing estejam apoiando umas às outras para que nenhuma área trabalhe isoladamente.

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4. Foco no usuário final

Até agora, meu conselho tem sido sobre elementos técnicos, mensuração de métricas e observação de atividades de marketing. Meu pensamento final é focar no usuário final durante todo o seu planejamento detalhado. Todo o resto é importante, mas você sempre quer o usuário em mente enquanto o considera.

SEO é o melhor exemplo de onde isso pode dar errado. É sugerido focar em resultados de mecanismos de busca ao usar SEO. Mas esse não é o objetivo. SEO trabalha com marketing de conteúdo para melhorar a experiência do usuário. O objetivo deve ser sempre usar a otimização de mecanismos de busca para colocar seus serviços de saúde e conteúdo na frente das pessoas certas.

Isso significa que você quer criar uma biblioteca abrangente de conteúdo SEO robusto que atenda às necessidades do usuário em todos os objetivos do funil. Você pode usá-lo para garantir backlinks de saídas externas, criar conteúdo de mídia social e aumentar sua contrapartida — mas sempre tenha esse usuário final em mente.

Ao isso, não conseguimos apenas fornecer ao nosso cliente de telessaúde um conteúdo genuinamente bom e otimizado, mas também garantir que ele atenda às necessidades e aos pontos problemáticos do cliente, atendendo seu público em todas as etapas.

Sempre tenha o usuário final em mente. Escreva para o leitor em vez de um mecanismo de busca se você realmente quiser criar conteúdo útil que envolva e ajude as pessoas.

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Os resultados de uma boa estratégia de marketing de conteúdo e SEO para a área da saúde

Certo, então se você fizer todas essas coisas que estou recomendando, como fica? O que isso acontece? Depois de três anos criando 146 peças online e vendendo 700 ativos e links para nosso cliente de telessaúde, aqui estão algumas das maiores dicas:

  • Eles tiveram um aumento de 119% na taxa de conversão.
  • Eles tiveram um aumento de 254% nas visualizações de páginas em páginas otimizadas.
  • Eles observaram um aumento de 358% no número de termos mencionados em primeiro lugar nas SERPs do Google.
  • Eles tiveram um surto de crescimento de 142% em termos de classificação do 2º ao 10º lugar nesses SERPs.

Note-se também que, ao longo da parceria, novos serviços foram selecionados mais rapidamente para termos importantes, pois se beneficiaram da sinergia do sucesso geral do site. Isso é essencial para mostrar que, se você se concentrar e se esforçar em uma área de autoridade tópica por vez, será recompensado quando chegar a hora de passar para a próxima.

Marketing digital de saúde: como usamos conteúdo + SEO para aumentar o tráfego de uma marca de telessaúde

Aprendendo e avançando para um maior sucesso

Olhando para trás, também há algumas coisas que aprendi com o estudo de caso de telessaúde que acho que ideias ter feito melhor.

Por exemplo, eu queria que pudéssemos ter criado mais conteúdo nesses três anos para representar suas linhas de serviço em expansão. Eu também gostaria que pudéssemos adicionar mais perspectivas em primeira pessoa de provedores de saúde, clínicos e pacientes.

Essas não são deficiências. Toda estratégia de marketing requer algum sacrifício. Conforme o mundo do marketing evolui, no entanto, é sempre importante ter isso em mente conforme formamos cada novo plano daqui para frente.

Ao analisar as quatro lições acima, o que se destaca para você? Onde você já está arrasando com sua estratégia de marketing digital para saúde? Onde você pode usar alguma ajuda? Se você perceber que está procurando um parceiro enquanto resolve as coisas, entre em contato para uma sessão de estratégia gratuita com nossa equipe na Relevance. Podemos esclarecer sua situação atual e orientá-lo para o sucesso futuro, mesmo em um setor tão concorrido quanto ao da saúde.

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FAQ

Como minha estratégia de marketing se alinha com meus objetivos e metas comerciais gerais?

Garantir o alinhamento entre sua estratégia de marketing e as metas gerais do negócio é essencial para um crescimento coeso. Ao perguntar: “Como minha estratégia de marketing se alinha com minhas metas e objetivos gerais do negócio?”, você enfatiza a importância da integração e da sinergia.

Esta questão leva você a avaliar como os esforços de marketing dão suporte a metas de receita, expansão de mercado, satisfação do cliente ou outros objetivos estratégicos. O alinhamento entre as metas de marketing e de negócios maximiza a eficiência, promove a colaboração e impulsiona o sucesso holístico.

Quais canais devo priorizar no meu mix de marketing e por quê?

Escolher os canais de marketing certos é crucial para a entrega eficaz de mensagens e alcance do público. Ao perguntar, “Quais canais devo priorizar no meu mix de marketing e por quê?”, você enfatiza a importância da seleção e otimização de canais.

Esta questão leva você a avaliar os hábitos de mídia do seu público-alvo, considerar as melhores práticas do setor e avaliar o ROI de diferentes canais. Priorizar os canais de maior impacto ajuda a otimizar a alocação de recursos e a atingir os melhores resultados possíveis.

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Quais são os pontos problemáticos e os desafios que meu público-alvo enfrenta e como posso abordá-los por meio do meu marketing?

Entender e abordar os pontos problemáticos do cliente é essencial para fornecer soluções e construir relacionamentos fortes. Ao perguntar: “Quais são os pontos problemáticos e os desafios que meu público-alvo enfrenta e como posso abordá-los por meio do meu marketing?”, você enfatiza a importância da empatia e da centralidade no cliente.

Esta questão estimula você a realizar pesquisas de mercado, coletar feedback dos clientes e analisar tendências do setor.

Abordar pontos problemáticos por meio de mensagens de marketing e soluções personalizadas posiciona sua marca como solucionadora de problemas e estabelece confiança com seu público.

Como posso diferenciar minha marca dos concorrentes no mercado?

Destacar-se dos concorrentes é crucial para capturar a atenção e a fidelidade do cliente. Ao perguntar: “Como posso diferenciar minha marca dos concorrentes no mercado?”, você enfatiza a importância do posicionamento único e da identidade da marca.

Esta questão o leva a avaliar as estratégias dos concorrentes, identificar lacunas no mercado e enfatizar sua proposta de valor única. Diferenciar sua marca promove o reconhecimento da marca, aumenta o valor percebido e melhora a preferência do cliente.

Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/faculdade-inspirar/mundo-saude/noticia/2024/07/19/marketing-na-area-da-saude-tudo-o-que-voce-precisa-saber.ghtml

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