9 coisas que você deve saber sobre Gesso e como você deve usá-lo

Read Time:11 Minute, 6 Second

1. O que é Gesso?

Se você está começando sua jornada de pintura, pode não ter ouvido falar de gesso. É um tipo de tinta branca que muitos artistas usam como primer (a primeira camada) em suas telas. 

Este artigo ajudará você a entender mais sobre os benefícios do gesso e como usá-lo para obter melhores resultados em tela e madeira.

O gesso do artista consiste em pigmento branco (dióxido de titânio), giz branco (carbonato de cálcio) e um ‘ligante’ – normalmente polímero acrílico em água. Gesso se traduz literalmente como “gesso de vala”, que se refere ao seu uso tradicional – como uma tinta branca barata (composta por aglutinante de animais) usada para revestir paredes em casas medievais pobres; foi martelado em valas e depois alisado sobre a superfície da parede. Hoje em dia, é comumente usado como base para preparar telas e outras superfícies para pintura. Quer saber mais sobre gesso ? Acesse http://engessar.com.br/

2. O Gesso é necessário?

Há uma tentação entre os artistas iniciantes de começar a pintar sem usar gesso. Afinal, aplicar gesso (como logo descobriremos) pode ser um exercício demorado e a tela pode ser comprada pré-preparada. Mesmo assim, aplicar gesso é uma tarefa que vale a pena. 

Gesso é o meio que fornece uma superfície de pintura uniforme. Quando seca forma uma textura ‘semelhante a um dente’ para que a tinta acrílica ou a óleo saia facilmente do pincel e adere melhor à tela ou outras superfícies. Sem gesso não haveria nada para evitar que a tinta molhada penetrasse diretamente nas fibras de uma tela ou qualquer outra superfície absorvente. 

Gesso fornece a barreira protetora entre a pintura e a superfície.

A lona, ​​por sua própria natureza, não é uma superfície lisa devido às suas tramas. Se sua tela estiver crua, você deve prepará-la com gesso algumas vezes antes de pintar, caso contrário, todo o seu esforço de pintura será um completo desperdício de tempo e dinheiro. Mesmo que sua tela seja pré-preparada, você deve considerar a aplicação de camadas adicionais de gesso.

Não apenas sua tinta ficará melhor em uma superfície bem preparada, mas suas cores parecerão mais vibrantes. Com uma base sólida, a vida útil do seu trabalho artístico é aumentada. 

Gesso pode ser usado para proteger e realçar superfícies como tela, papel, madeira e cartão – tornando-as menos absorventes e mais lisas.

 Se você planeja usar tintas a óleo ou acrílicas em qualquer superfície absorvente, aplique gesso antes de fazê-lo. As tintas a óleo, em particular, penetram facilmente em superfícies não preparadas (ou insuficientemente preparadas) devido às suas propriedades à base de solvente. 

Nota: Se você estiver pintando com aquarela, não será necessário gesso. Isso ocorre porque você deseja que sua superfície seja capaz de absorver a água para poder misturar cores e água.

3. Tipos de Gesso

Para apreciar as diferentes qualidades do gesso acrílico, vale a pena entender a função de cada um de seus principais ingredientes. 

  • Dióxido de titânio – é o pigmento que dá ao gesso sua cor branca. 
  • Carbonato de cálcio – este é o giz (grânulos semelhantes a areia) que dá ao gesso o ‘dente’ que é vital para a aderência da tinta. 
  • Polímeros acrílicos em água – à medida que a água evapora, os polímeros não têm nada para separá-los, então se unem. Ao fazer isso, eles prendem o pigmento e as partículas de carbonato de cálcio. Este processo é conhecido como ‘ligação’. Uma vez que toda a água evaporou, o polímero criou um filme; é esse filme que forma a base sobre a qual você aplica sua tinta a óleo ou acrílica.

A chave para um gesso de boa qualidade é o equilíbrio certo entre esses ingredientes principais. Desconfie do gesso barato que tende a ser diluído e contém menos polímero acrílico, pigmento e giz. Isso terá dois resultados adversos: 

  1. Mais tempo e gesso serão desperdiçados, pois serão necessárias mais camadas. 
  2. O filme formado não será suficientemente estável e, portanto, será suscetível a rachaduras e descamação. 

O gesso de nível profissional e artístico contém um melhor equilíbrio de polímero, pigmento e giz e, portanto, oferece estabilidade, durabilidade e opacidade superiores. Isso significa que você pode esperar obter resultados de pintura melhores e duradouros. 

Gesso é um meio que você provavelmente passará rapidamente quando estiver aplicando várias camadas dele e/ou trabalhando em peças de tela maiores. Isso muitas vezes torna o gesso de qualidade profissional, por melhor que seja, antieconômico. 

4. Posso usar tinta acrílica branca no lugar do Gesso?

É possível substituir a tinta acrílica branca por gesso – ambas contêm pigmento branco e polímero acrílico. No entanto, uma vez seca, a tinta acrílica resulta em uma superfície mais ‘escorregadia’ do que o gesso. Consequentemente, suas tintas terão menos “dentes” para agarrar. Por outro lado, o gesso com seu dióxido de titânio fornecerá o ‘dente’ de superfície necessário – conforme ilustrado e ampliado abaixo.

5. Preciso Gesso minha tela se ela for pré-preparada?

Preparar a tela crua várias vezes é uma necessidade absoluta, mas e a tela que foi pré-preparada (geralmente com 3 camadas de gesso) na fábrica?

A concepção comum aqui é que a tela está pronta para uso. Embora este possa ser o  caso, a tela é tecida, o que significa que um bom número de camadas é necessário para torná-la uniforme. Além disso,  não sabemos a qualidade do gesso usado na fábrica.

Como regra geral, portanto, é prudente rebocar sua tela pré-preparada pelo menos uma vez – mais se você planeja usar tintas a óleo. Isso lhe dará ótimos resultados.

A aplicação de gesso torna-se mais importante ao trabalhar em telas maiores, onde há mais chance de pequenas imperfeições na superfície que podem precisar de suavização.

6. Posso Diluir Gesso com Água?

Gesso varia em densidade entre as muitas marcas diferentes por aí. Alguns que são grossos e irregulares podem ser mais difíceis de aplicar uniformemente e podem ser desbastados.

Se você achar que seu gesso é muito grosso, você pode diluí-lo com água… mas não muito! Lembre-se, o gesso acrílico já é à base de água, portanto, adicionar muita água pode comprometer sua eficácia. A quantidade máxima de diluição dependerá da densidade do seu gesso. 

Em geral, não é recomendado diluir com mais de 15% de água. Vale ressaltar que o gesso diluído, além de ser mais fácil de aplicar, será mais transparente.

Muitos artistas não gostam disso e preferem um acabamento com alta opacidade. Você deve ter isso em mente antes de decidir se deve ou não diluir ou quanto diluir.

7. Esprema Garrafa vs Jarra

Gesso é armazenado em garrafas ou potes. Uma garrafa squeeze é uma boa opção para quem vai diluir o gesso, pois você pode facilmente espremer um pouco em sua paleta e misturar com água. Você pode precisar limpar o bico após o uso para evitar que ele entupa – o gesso seca rapidamente! 

Comprar gesso em uma jarra também significa que ele pode ser diluído facilmente usando uma paleta. Mas o frasco oferece uma vantagem adicional que muitos artistas preferem: o pincel pode ser mergulhado diretamente no frasco e o gesso aplicado imediatamente na superfície.

Dica: Se você pretende usar um pincel largo (o que é recomendado), certifique-se de que seu frasco seja suficientemente largo para que o pincel mergulhe.

8. Aplicando Gesso ao Canvas

Então, agora que sabemos por que devemos usar gesso, como vamos aplicá-lo em nossa tela?

O processo real de gesso é curto e simples; no entanto, há algumas coisas a serem observadas antes de começar.

Use uma escova de boa qualidade que não vai soltar pelos. Se você encontrar algum cabelo em seu  gesso, você pode removê-los com uma espátula ou qualquer objeto fino.

Usar um pincel de cerdas duras para aplicar gesso pode resultar em uma superfície irregular devido às listras fortes e visíveis que esses tipos de pincéis podem deixar para trás. Para um melhor acabamento use uma escova de nylon macia ou até mesmo uma escova de espuma (mostrada abaixo).

A menos que sua superfície seja muito pequena, é aconselhável usar um pincel largo simplesmente porque será mais rápido! Vamos ser sinceros, preparar sua tela dificilmente é a tarefa mais agradável.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Para aplicar gesso em sua tela, siga estes passos simples:

1. Prepare a superfície

Como você faria ao aplicar qualquer tipo de meio úmido, certifique-se de que sua superfície esteja limpa e livre de poeira usando uma escova seca sobre ela.

2. Mexa Gesso

Se você estiver usando gesso direto ou diluindo, mexa bem (antes e depois de diluir) usando uma faca de palete ou um utensílio de cozinha antigo, como uma colher fina ou uma faca sem corte. Isso lhe dará uma mistura consistente.

3. Aplicando o Gesso

Mergulhe o pincel em uma quantidade generosa de gesso (mas não tanto que  escorra do pincel) e escove horizontalmente de um lado da tela para o  outro (como mostrado abaixo). Certifique-se de que está escovando finamente para que todas as  imperfeições da superfície sejam suavizadas. Trabalhe seu caminho até a parte inferior da tela.

4. Deixe o Gesso secar

Não existe uma regra rígida e rápida quanto ao tempo de secagem do gesso, pois dependerá em grande parte da densidade do gesso, da quantidade que você aplicou e das condições do ambiente. Na maioria dos casos, deve-se secar ao toque após 30 minutos.

5. Alisamento da superfície

Depois que o gesso secar, você poderá notar algumas áreas que precisam ser suavizadas. Nesse caso, você pode esfregar suavemente uma lixa em qualquer área que não esteja lisa, mas certifique-se de que o gesso esteja seco antes de fazê-lo. Deve-se tomar cuidado para não lixar todo o gesso até a superfície da tela.

6. Remova qualquer poeira de Gesso

Depois de lixar suavemente e usando uma escova seca, remova o pó de gesso

7. Aplique uma segunda demão de Gesso

Aplique outra camada de gesso da mesma forma que acima, exceto que desta vez pincele o gesso verticalmente de um lado da tela para o outro (como mostrado abaixo) em camadas finas.

Se você planeja usar tintas a óleo, recomenda-se uma terceira camada de gesso (escovar horizontalmente).

Depois que todas as camadas estiverem concluídas, você deve esperar 24 horas antes de usar suas tintas a óleo. Isso permite que o gesso tenha tempo suficiente para criar a base durável que resistirá ao vigor das tintas a óleo. Para mais informações sobre gesso, acesse https://engessar.com.br/blog/

As tintas acrílicas são suaves na superfície para que possam ser usadas assim que a última camada de gesso estiver seca ao toque.

9. Aplicando Gesso na Madeira

Isso pode ser feito da mesma forma que o canvas, mas há dois pré-requisitos importantes: 

  1. Sua madeira deve ser sem verniz e lisa – se não for nenhum desses, você precisará lixá-la e escovar o pó de madeira. 
  2. Sua madeira deve estar suficientemente protegida contra água (vedada) – isso pode ser feito escovando-a com cola PVA. Depois de seco, quaisquer imperfeições da superfície podem ser suavemente lixadas e limpas com escova. Você pode aprender mais sobre como preparar sua madeira para pintura

Você pode aprender mais sobre como preparar sua madeira para pintura aqui

Depois de alisada e selada, sua madeira está pronta para a aplicação do gesso. Recomenda-se ter pelo menos duas camadas de gesso para tinta acrílica e três camadas se você pretende pintar com óleos.

Os tempos de secagem do Gesso são os mesmos da tela.

Conclusão

Então, aí está. Gesso deve ser uma parte importante do seu armário de arte se você pintar em tela (mesmo que seja pré-preparado) ou madeira. Gesso é literalmente um dos principais alicerces sobre os quais se baseia a qualidade do seu trabalho artístico. Sim, são algumas etapas extras, mas vale a pena pelos resultados mais vibrantes e duradouros que seu trabalho de preparação lhe dará.

Você pode economizar algum tempo fazendo o seguinte:

  1. Escolhendo um gesso de boa qualidade. Isso não apenas significa que menos demãos são necessárias, mas as que são aplicadas formam uma superfície estável com uma boa quantidade de ‘dente’.
  2. Usando o gesso não diluído e direto do frasco. Diluir e misturar gesso são etapas adicionais que também podem reduzir a eficácia do gesso. Encontre um gesso de qualidade que não seja muito espesso e aplique-o em linha reta.
  3. Usando uma escova de nylon larga para que mais gesso possa ser aplicado facilmente em cada pincelada. Mesmo a menor tela será mais rápida para preparar usando um pincel maior. Uma escova de nylon ou espuma lhe dará o acabamento liso desejado com menos chance de ter que  lixar.

Assim como o gesso oferece benefícios valiosos antes da pintura, o verniz transparente é uma aplicação simples e fácil que protegerá e prolongará a vida útil de sua arte finalizada.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gesso

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que é importante identificar e trabalhar as crenças limitantes para alcançar nossos sonhos? Previous post Como identificar e superar crenças limitantes para impulsionar o crescimento pessoal?
Next post O que fazer e não fazer da segurança da bateria do carro!
Close

texto