Cirurgia de enxerto de gengiva

Read Time:8 Minute, 49 Second

A cirurgia de enxerto gengival é um procedimento odontológico para tratar gengivas finas ou recessão gengival. O enxerto gengival cobre as raízes expostas dos dentes e adiciona volume à sua linha gengival, melhorando a saúde bucal geral. A recuperação geralmente leva de uma a duas semanas, mas pode levar mais tempo. O enxerto gengival tem uma boa taxa de sucesso e pode reduzir o risco de doença gengival grave.

Restaure a saúde e a estética da sua gengiva com procedimentos de enxerto seguros e eficazes. Visite Clínica Odontológica BH para saber mais sobre como podemos ajudar a melhorar o seu sorriso e a sua confiança.

Fonte de reprodução: Youtube Dr. Adriano Abreu – Dentista em Fortaleza | Lente de Contato Dental | Harmonização Facial – Fortaleza

O que é um enxerto gengival

Um enxerto de gengiva é um tipo de cirurgia dentária. Ele trata a recessão gengival , uma condição em que suas gengivas se afastam dos dentes e expõem as raízes por baixo. As raízes dos dentes expostas aumentam o risco de cáries, sensibilidade e perda óssea ao redor dos dentes. O enxerto de gengiva substitui o tecido perdido ao redor dos dentes e melhora sua saúde bucal geral.

A cirurgia de enxerto de gengiva é geralmente feita por um periodontista (um especialista em gengiva). Um periodontista recebe três anos adicionais de treinamento focado após se formar em uma escola de odontologia de quatro anos.

Seu dentista provavelmente recomendará enxerto de gengiva se você tiver recessão gengival. Em muitos casos, a retração gengival é um sintoma de doença gengival grave , mas as pessoas também podem ser geneticamente propensas a afinar as gengivas. Você também pode desenvolver recessão gengival se escovar os dentes com muita agressividade.

Cirurgia de enxerto de gengiva

O que acontece antes do enxerto gengival

Se seu dentista suspeitar que você precisa de enxerto gengival, ele o encaminhará a um periodontista para um exame. Seu periodontista verificará a saúde de suas gengivas e medirá as bolsas ao redor de seus dentes. Ele também verificará quanta recessão você tem ao redor de cada dente.

Dependendo da gravidade da sua condição, seu periodontista pode querer monitorar a recessão. Ou pode recomendar seguir em frente com a cirurgia de enxerto gengival. Seu periodontista discutirá suas opções de tratamento com você em detalhes durante sua consulta.

Cirurgia de enxerto de gengiva

O que acontece durante a cirurgia de enxerto gengival

Há muitas técnicas e materiais de enxerto de gengiva disponíveis. Periodontistas geralmente retiram tecido do seu palato (o céu da boca) e o movem para a área de recessão. Em alguns casos, porém, eles podem usar um material de enxerto substituto, que podem comprar de um banco de ossos e tecidos licenciado.

Durante uma cirurgia de enxerto gengival, seu periodontista irá:

  1. Dê a você anestesia local. Isso anestesia seus dentes e gengivas naquela área. Muitos periodontistas também oferecem opções de odontologia de sedação para seu conforto, incluindo óxido nitroso, sedação oral e sedação intravenosa. Não deixe de perguntar sobre suas opções durante sua visita inicial.
  2. Prepare o local. Quando você estiver confortável, seu periodontista faz uma incisão (corte) e cria uma pequena aba em suas gengivas. Ele também limpará completamente as raízes dos seus dentes.
  3. Colha o enxerto de gengiva. Em seguida, seu cirurgião cria outra incisão no céu da boca e remove uma pequena cunha de tecido interno. A camada externa permanece intacta. Eles fecharão o local usando suturas ou curativo periodontal. (Se seu cirurgião decidir usar tecido doado, ele pulará esta etapa.)
  4. Coloque o enxerto de gengiva. Em seguida, seu cirurgião coloca o enxerto de gengiva sobre as raízes expostas dos seus dentes (a área de recessão).
  5. Coloque suturas. Finalmente, seu cirurgião reposiciona seu tecido gengival e o costura no lugar. Seu periodontista pode usar pontos que caem sozinhos. Ou você pode precisar removê-los em sua visita de acompanhamento.
Cirurgia de enxerto de gengiva

Quanto tempo dura a cirurgia de enxerto gengival

Depende de quantos dentes têm recessão gengival. Se você só precisa de um enxerto gengival, geralmente leva cerca de uma hora. Se você precisa de vários enxertos em diferentes áreas da boca, pode levar mais tempo.

Você ficará anestesiado durante a cirurgia de enxerto gengival, então não sentirá nada durante o procedimento. Você provavelmente sentirá uma dor leve após o procedimento, mas seu periodontista lhe dará medicamentos e instruções pós-cirúrgicas para ajudar a minimizar seu desconforto.

Após a cirurgia de enxerto de gengiva, você provavelmente terá gaze e curativo no lugar. Normalmente, você pode remover a gaze após cerca de 30 minutos. O curativo pode cair sozinho durante os primeiros dias ou seu médico pode removê-lo na sua próxima consulta. Seu cirurgião irá monitorá-lo até que seja seguro para você ir para casa. Se você recebeu sedação para o seu procedimento, você precisará de um amigo ou familiar de confiança para levá-lo.

Seu periodontista fornecerá a você diretrizes pós-cirúrgicas detalhadas. Você deve segui-las de perto para reduzir seu risco de dor e infecção.

Cirurgia de enxerto de gengiva

Qual é o cronograma de recuperação do enxerto gengival

Seu cirurgião provavelmente vai querer verificar seu enxerto de gengiva uma semana depois. Então, você terá acompanhamentos de rotina até que seu periodontista o libere de volta ao seu dentista geral para cuidados contínuos.

Durante esse tempo, eles fornecerão instruções específicas. Em geral, aqui está o que você pode esperar:

O primeiro dia

Após o procedimento, você sentirá algum sangramento, inchaço e desconforto. Para controlar esses efeitos colaterais, tome todos os medicamentos exatamente como prescrito pelo seu cirurgião. Descanse bastante e evite atividades extenuantes.

Coma alimentos macios e frios, como iogurte, pudim ou vitaminas.

Mantenha a área cirúrgica limpa usando um enxaguante bucal antibacteriano. Não escove ou passe fio dental diretamente no enxerto gengival, pois isso pode danificá-lo e levar à falha. (Você pode escovar e passar fio dental nos outros dentes conforme seu nível de conforto permitir.)

A primeira semana

O sangramento deve diminuir nas primeiras 24 a 48 horas. O inchaço continuará por três a quatro dias. Você também pode desenvolver hematomas durante esse período. Esses efeitos colaterais são normais e devem diminuir dentro de uma semana. Continue tomando todos os medicamentos conforme prescrito.

Você pode incorporar mais alimentos leves à sua dieta, conforme possível, incluindo coisas como ovos, macarrão, peixe e vegetais cozidos.

Escove delicadamente os dentes perto do local cirúrgico, mas não escove diretamente nas gengivas. Não escove ou passe fio dental ao redor do enxerto gengival até que seu cirurgião diga que é seguro.

A segunda semana

O inchaço e os hematomas devem começar a desaparecer, e seu nível de conforto deve continuar a melhorar. Pergunte ao seu cirurgião quando é seguro começar a diminuir a dosagem da sua medicação.

Conforme seu nível de conforto melhora, você pode incorporar mais alimentos sólidos. No entanto, você ainda deve evitar alimentos duros, crocantes ou picantes até que seu cirurgião o libere.

Depois que seu cirurgião disser que é seguro fazer isso, você pode retomar a escovação e o uso do fio dental normalmente.

Cirurgia de enxerto de gengiva

Quais são as vantagens do enxerto gengival

Enxertos de tecido gengival oferecem uma série de benefícios. Por exemplo, eles podem:

  • Reduza o risco de doença gengival.
  • Reduza o risco de cáries . (As raízes dos dentes expostas são vulneráveis ​​à cárie.)
  • Diminui a sensibilidade dos dentes .
  • Melhore a aparência do seu sorriso.

Complicações após cirurgia de enxerto de gengiva são incomuns, mas podem acontecer. Possíveis complicações incluem:

  • Infecção.
  • Sangramento excessivo.
  • Rejeição do enxerto gengival (falha).

Se você notar sangramento intenso, pus ou qualquer outra coisa que não pareça normal, entre em contato com seu cirurgião imediatamente.

Se o enxerto de gengiva falhou, você provavelmente notará um grande pedaço de tecido branco que saiu do seu dente. Sua falta de cor significa que o enxerto de gengiva perdeu suprimento de sangue e está morrendo. Se você notar isso ou tiver outras preocupações, como pus no local cirúrgico ou febre acima de 101 graus Fahrenheit (38,33 graus Celsius), ligue para seu cirurgião imediatamente.

Cirurgia de enxerto de gengiva

FAQ

Quanto tempo demora para se recuperar de um enxerto gengival?

Cada pessoa se cura de forma diferente. Mas, em média, a recuperação do enxerto gengival leva de uma a duas semanas. Se você teve várias áreas tratadas de uma vez, a recuperação pode demorar um pouco mais. Seu periodontista pode lhe dizer o que esperar.

Quando posso retomar as rotinas normais?

Você deve evitar exercícios, levantamento de peso e outros esforços extenuantes por pelo menos a primeira semana. Essas atividades aumentam sua frequência cardíaca e podem levar a mais desconforto, sangramento e inchaço. Certifique-se de esclarecer isso com seu cirurgião antes de retomar essas atividades.

A maioria das pessoas pode retornar ao trabalho ou à escola em um ou dois dias.

Cirurgia de enxerto de gengiva

A cirurgia de enxerto gengival vale a pena?

O enxerto de gengiva apresenta altas taxas de sucesso de mais de 90%. Este procedimento lhe dá a melhor chance de tratar a recessão gengival e melhorar sua saúde bucal geral.

Se não for tratada, a retração gengival pode resultar em cáries, doença gengival grave, mobilidade dentária e até mesmo perda dentária.

Quando devo consultar meu dentista?

Ligue para seu dentista se você tiver gengivas finas, doloridas e sangrando ou se as raízes dos seus dentes estiverem visíveis. Enquanto isso, certifique-se de praticar uma boa higiene bucal e visite seu dentista para limpezas dentárias de rotina. Essas consultas ajudam a manter seus dentes e gengivas saudáveis ​​e permitem que seu dentista detecte problemas logo no início, antes que eles levem a outros problemas de saúde bucal.

Ouvir que você precisa de uma cirurgia de enxerto gengival pode ser assustador. A boa notícia é que ela oferece uma série de benefícios, incluindo altas taxas de sucesso e uma recuperação bastante rápida. O enxerto gengival é o principal tratamento para recessão gengival. Existem muitas técnicas e materiais diferentes de enxerto gengival disponíveis que podem ajudar a substituir e regenerar o tecido gengival perdido. Seu dentista ou periodontista pode explicar suas opções de tratamento em detalhes durante uma consulta.

Fonte: https://www.colgate.com.br/oral-health/gum-disease/gum-grafting-treatment-for-receding-gums-0215

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

serviço de cremação Previous post O que acontece em um serviço de cremação?
Next post O que é Facetas dentárias
Close

texto