Como remover e instalar uma bateria de moto

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Remover uma bateria de uma motocicleta é um processo bastante simples, mas pode variar muito de motocicleta para motocicleta. Um pouco de conhecimento pode ajudá-lo a entender melhor o processo antes de começar.

Passo 1: Leia o manual ( RTFM )

A ferramenta mais importante do seu kit de ferramentas mora entre seus ouvidos. As pessoas têm a ideia de que bons mecânicos não precisam usar um livro. Isso é uma ideia estúpida. Claro, há momentos em que um trabalho é tão familiar que um livro não é necessário, mas esses momentos nunca são os primeiros. Compre um manual de fábrica e leia. Um manual de substituição como os que vendemos no RevZilla é um ótimo complemento para um manual de fábrica, mas o manual de fábrica sempre tem a palavra final. Quer saber mais sobre ? Acesse https://fortebaterias.com/site/

Etapa 2: Localize e acesse a bateria

O deve ser bem abordado em seu manual de serviço, mas você precisa saber onde encontrar sua bateria. Vou citar alguns dos lugares que encontrei baterias ao longo dos anos. Ducati Multistrada e Yamaha FJR1300: Na carenagem superior direita. Yamaha YZF-R6 e FZ6: sob o tanque de combustível. Harley-Davidson Sportster: Sob o assento. Harley Shovelhead: Pendurado do lado direito da motocicleta. E na alfândega? Esqueça. Na parte de trás, enfiada entre as polias primárias, sob a moto – você escolhe, e eu vi uma bateria escondida lá.

Sob o assento, sob as tampas laterais e sob o tanque há bons primeiros palpites, mas um manual lhe dirá com certeza. Se você precisar remover peças como tanque de combustível, assento ou tampa lateral, agora é a hora de fazê-lo.

Etapa 3: Desconecte o cabo negativo

Ao remover a bateria, sempre desconecte primeiro o cabo negativo. (Geralmente é preto e o terminal correspondente na bateria geralmente é marcado com um sinal -). Nada de ruim acontecerá se você alterar essa ordem – se você não fizer contato entre o lado positivo do circuito e o terra. Muitas bicicletas usam o quadro como terra, o que significa que qualquer metal próximo ao terminal positivo pode ser um caminho para o fluxo de corrente.
Trabalhando primeiro no lado negativo, você minimiza a possibilidade de a bateria ser aterrada. Se a sua ferramenta de remoção preencher a lacuna entre o quadro e o polo positivo da bateria após a remoção do cabo negativo, nada será afetado. Se você não desconectar o negativo primeiro e acidentalmente preencher essa lacuna, provavelmente queimará um fusível e se queimará e espero que seja tudo. No entanto, se você estiver trabalhando em uma bicicleta que não está fundida corretamente, corre o risco de iniciar um incêndio.

Afaste ou cole o cabo com fita adesiva para que ele não entre novamente em contato com o poste da bateria.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Etapa 4: Remova o cabo positivo

Se o circuito estiver aberto, remova o cabo positivo. (Esse fio geralmente é vermelho, mas nem sempre. A bateria deve ser marcada com um deste lado.)

Etapa 5: Remova a bateria

Remova todos os suportes que prendem a bateria. Pode ser um elástico, um pedaço de metal moldado ou até mesmo alguns blocos de espuma segurando a bateria. De qualquer forma, você precisará movê-los para fora do caminho para poder retirar a bateria. Tenha cuidado ao puxar a bateria para fora, pois muitas baterias têm terminais ocos que abrigam as porcas do terminal nas quais o parafuso que prende os cabos é rosqueado. Eles podem cair, e se você não tiver um conjunto sobressalente em mãos, Murphys Law diz que eles cairão em uma fenda em sua bicicleta, tornando-os irrecuperáveis.

Etapa 6: Insira a nova bateria (ou a carregada, se você puxou a sua para carregar)

A primeira parte de uma instalação é um teste. Se você usar uma bateria diferente (nova), verifique se o tamanho físico é o mesmo. Certifique-se também de que a bateria tenha uma classificação semelhante à da motocicleta. Finalmente, examine as conexões – certifique-se de que as conexões positivas e negativas não estejam invertidas!

Se a bateria precisar ser abastecida com ácido, encha-a antes de colocá-la na motocicleta para evitar o risco de derramar ácido na motocicleta. Observe que algumas baterias são fornecidas sem ácido. Se você tiver um desses, sua melhor aposta é ir à sua loja de motocicletas local e pedir que eles o preencham para você, pois o ácido geralmente é vendido em quantidades muito maiores do que você precisa para uma única bateria. Outras baterias contêm ácido. Alguns são apenas um grande recipiente, e você precisa preencher cada uma das seis células com seu olho. Outros contêm seis câmaras separadas que contêm a quantidade certa de ácido. Dica: Se você tiver esse tipo de pacote de ácido, vire a bateria de cabeça para baixo e coloque-a sobre o pacote, certificando-se de que esteja lacrado. Uma vez que a bateria e o ácido estejam travados juntos,

Siga as instruções de enchimento do fabricante da bateria, tenha cuidado e execute a tarefa em uma área bem ventilada ou ao ar livre. O gás hidrogênio, que é produzido como subproduto da reação química, é realmente inflamável. Você também precisa carregar a bateria. Se você não sabe como fazer isso, temos um bom guia sobre o processo. E cuidado com o ácido; pode causar queimaduras desagradáveis. Fermento em pó, água com sabão e outras bases devem estar sempre à mão para neutralizar quaisquer ácidos.

Uma vez carregado, reinstale-o. Se você estiver instalando uma bateria com um tamanho diferente do design de fábrica, esteja preparado para fazer algum trabalho criativo de design e fabricação usando espuma e borracha para posicionar a bateria de forma que ela não possa se mover. (A maioria das baterias de lítio exige isso porque são menores do que as baterias de chumbo-ácido que substituem e geralmente vêm com espaçadores de espuma para essa finalidade.) Para saber mais sobre as manutenções dos seus automóveis, acesse https://fortebaterias.com/site/

Etapa 7: Conecte o fio

Insira essas porcas de chumbo-ácido de volta nos terminais do cilindro. e reinsira a bateria. Em seguida, reconecte os cabos. Escove-os se estiverem corroídos ou tiverem pó branco ou azul. Uma escova de arame ajudará aqui. Se estiverem severamente corroídos, podem exigir substituição.

A instalação é o inverso da remoção e a ordem também importa! Conecte o cabo positivo e, em seguida, conecte o cabo negativo. Verifique se você conectou o fio correto ao terminal correto. Não fazer isso pode resultar em componentes elétricos queimados, fusíveis queimados e dores de cabeça em geral. Se você não tiver certeza, pare e pergunte, pois isso pode ser um erro potencialmente caro.A instalação é o oposto da remoção, e a ordem também importa! Conecte o cabo positivo e, em seguida, conecte o cabo negativo. Verifique se você conectou o fio correto ao terminal correto. Não fazer isso pode resultar em componentes elétricos queimados, fusíveis queimados e dores de cabeça em geral. Se você não tiver certeza, pare e pergunte, pois isso pode ser um erro potencialmente caro.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Se você quiser proteger seu investimento, um pouco de spray nos terminais da bateria pode evitar a formação de corrosão. Certifique-se de que os grampos estejam firmes e apertados, mas não muito apertados! O chumbo (o material do conector) é muito macio e os fios cortados se soltam facilmente.

Aqui está uma dica rápida. Às vezes, os pequenos parafusos que prendem os cabos são muito curtos para prender as porcas de chumbo que os apertam. Às vezes, a bateria precisa ser inclinada para o lado para instalar e as porcas caem. (Sei que isso é confuso, mas você entenderá esse problema assim que o tiver.) Nesse caso, pegue um pedaço de mangueira de ventilação de bateria antiga (se a bateria tiver um) ou tubo de vinil semelhante e corte um pequeno pedaço de um espaçador para levantar a porca na parte superior do conector da bateria. A pressão também evita que ela caia se você precisar inclinar a bateria para o lado.

E aqui vai outra dica para alguns de vocês que dirigem sua Harley: você pode achar que os fios da sua nova bateria estão um pouco fora da borda da bateria, mas você precisa alinhá-los. Não se preocupe, esta não é a bateria errada – você só precisa resolver mais uma etapa. Os melhores fabricantes de baterias incluem um conjunto de espaçadores de latão ou alumínio para preencher este espaço para bicicletas que precisam de seus cabos. Se você precisar deles e não os tiver, você terá que comprar um kit ou ser criativo e fazê-los.

Etapa: Teste!

Antes de colocar tudo de volta no lugar, ligue a chave para certificar-se de que tem energia. Se você ver luzes, ótimo! Desligue-o novamente. Se você não fizer isso, é necessária uma investigação mais aprofundada. Certifique-se de que suas conexões estejam boas, firmes e nos terminais corretos. Se você os trocou, pode ter mais trabalho elétrico a fazer – provavelmente pelo menos uma troca de fusível e talvez mais. Este é um bom teste básico, mas se você dedicar um tempo para lê-lo, podemos mostrar como testar sua bateria com mais detalhes.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Motocicleta

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