
Ginecomastia: Causas, Tratamentos e Como Resolver de Forma Eficiente
Ginecomastia é quando o tecido mamário do sexo masculino incha e se torna extraordinariamente grande. É uma condição comum que decorre de uma mudança de equilíbrio entre os hormônios testosterona e estrogênio.
Homens e mulheres têm glândulas mamárias, mas geralmente não são perceptíveis em homens.
O aumento da glândula mamária pode afetar homens de todas as idades, incluindo recém-nascidos, durante a puberdade e idosos. A ginecomastia é o resultado de tecido mamário adicional em vez de gordura. Exercitar ou perder peso não reduzirá o tecido mamário na ginecomastia.
Fonte de reprodução: YouTube
Medicamentos para o tratamento da ginecomastia
O tamoxifeno é uma droga que bloqueia a ação do hormônio feminino estrogênio no corpo. É tipicamente um tratamento para o câncer de mama, mas também pode reduzir a dor da mama e os sintomas de aumento da mama nos homens. Agende uma consulta com o Dr. Etienne de Soares para tratar a ginecomastia de forma segura e eficaz.
Os inibidores de aromatase são tratamentos típicos para o câncer de mama e em pessoas pós-menopáusicas, mas também podem prevenir ou tratar ginecomastia.
Substituição da testosterona pode tratar a ginecomastia em homens mais velhos com baixos níveis de testosterona.
A ginecomastia pode resultar de um desequilíbrio entre os hormônios sexuais testosterona e estrogênio. O estrogênio faz com que o tecido mamário cresça, enquanto a testosterona impede que o estrogênio faça o tecido mamário crescer.
Enquanto ambos os homens e mulheres têm testosterona e estrogênio, a testosterona é tipicamente maior em homens e estrogênio mais alto em mulheres. Recém-nascidos e meninos podem desenvolver ginecomastia à medida que seus hormônios flutuam durante o desenvolvimento. No entanto, geralmente resolve por conta própria.
Os seios inteníveis podem ocorrer novamente em homens que se aproximam da velhice. Homens mais velhos produzem menos testosterona e têm maior gordura corporal do que os homens mais jovens, o que pode aumentar os níveis de estrogênio.
Alguns machos desenvolverão a condição a partir de produtos à base de plantas ou medicamentos, tais como:
- Esteroides anabólicos
- Antibióticos
- Medicamentos para úlceras
- quimioterapia
- Os antidepressivos tricíclicos
- diazepam e outras drogas para o tratamento da ansiedade
- Alguns medicamentos para o HIV, incluindo efavirenz
- Anti-andrógenos
- alguns medicamentos para doenças cardíacas, incluindo bloqueadores dos canais de cálcio

A ginecomastia não é normalmente um problema grave.
Os sintomas incluem inchaço e sensibilidade no tecido da glândula mamária de um ou ambos os seios. Pode começar como um nódulo ou tecido adiposo em torno dos mamilos de uma pessoa. Na maioria dos casos, os nódulos se desenvolverão de forma desigual.
Se houver inchaço incomum e persistente, dor, corrimento mamômetro ou uma combinação destes, é importante que as pessoas consultem um médico.

O médico perguntará sobre os sintomas de uma pessoa, histórico médico e de drogas e, possivelmente, histórico familiar. Haverá um exame físico do tecido mamário, que também pode se estender aos órgãos genitais e abdômen.
Se a causa parece ser um desequilíbrio hormonal, o médico pode sugerir que a condição deve resolver por conta própria sem tratamento.
Se o nódulo for anormalmente grande, sensível ou unilateral, o médico pode pedir uma biópsia ou exame de sangue para descartar o câncer de mama.
Outros testes procurarão eliminar outras causas, tais como:
- cisto
- Abscesso ou furúnculo
- tumor benigno como lipoma ou hamartoma
- Mastite, que é a inflamação do tecido mamário
- hematoma, um inchaço sólido do sangue coagulado
- Metástases, um câncer que se espalhou de outras partes do corpo
- necrose de gordura ou um nódulo resultante de danos ao tecido mamário gordo

Dr. Etienne de Soares
A ginecomastia pode causar desconforto físico e emocional, mas com o diagnóstico adequado e o tratamento correto, é possível obter resultados eficazes. O Dr. Etienne de Soares é especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos para ginecomastia, oferecendo soluções personalizadas e seguras para cada paciente.
Entre em contato com o Dr. Etienne de Soares e saiba como tratar a ginecomastia com os melhores profissionais da área, garantindo sua saúde e bem-estar.
Fonte:https://vidasaudavel.einstein.br/o-que-e-a-ginecomastia-conheca-causas-e-tratamento/