Tratamento de água poluída

Read Time:8 Minute, 52 Second

O que são águas residuais e por que tratá-las?

Vemos o tratamento de águas residuais como um uso da água porque está intimamente interligado com outros usos da água. Grande parte da água usada em residências, indústrias e empresas precisa ser tratada antes de ser devolvida ao meio ambiente.

Se o termo tratamento de águas residuais o confunde, você pode pensar nisso como tratamento de águas residuais. A natureza tem uma capacidade incrível de lidar com pequenas quantidades de desperdício de água e poluição, mas ela ficaria sobrecarregada se não tratássemos de volta os bilhões de galões de águas residuais e esgoto produzidos todos os dias antes de liberá-los no meio ambiente. As estações de tratamento de esgoto reduzem os poluentes nas águas residuais a um nível que a natureza pode suportar. Quer saber mais sobre o tratamento de água, acesse https://saluta.com.br/

O esgoto também inclui a água da chuva. Embora algumas pessoas suponham que a chuva que cai na rua durante uma tempestade seja bastante limpa, isso não é verdade. Poluentes vazando de ruas, estacionamentos e telhados podem danificar nossos rios e lagos.

Quem é responsável por garantir que as águas residuais sejam tratados adequadamente ?

Semelhante às provisões de água potável, o governo federal delegou a responsabilidade pelo tratamento de águas residuais às províncias e territórios. Existem dois atos federais, no entanto, que podem se aplicar a águas residuais. A Lei da Pesca proíbe a liberação de substâncias nocivas nas águas em que os peixes vivem. A Lei de Proteção Ambiental do Canadá rege a liberação de substâncias tóxicas no meio ambiente e permite que o governo federal desenvolva regulamentações para o uso de substâncias tóxicas.

A maioria dos governos provinciais e territoriais possui legislação referente aos padrões e requisitos de tratamento de águas residuais. Os operadores de instalações de tratamento de águas residuais devem obter autorizações ou licenças do governo provincial ou territorial, e essas autorizações também podem exigir tratamentos adicionais ou limites nas descargas de efluentes. Por exemplo, todos os municípios são obrigados a ter um Plano de Gestão de Resíduos Líquidos; sem um plano aprovado, as descargas são ilegais. Os governos provinciais e territoriais geralmente auxiliam os governos municipais com fundos para construir e manter a infraestrutura.

Os governos municipais supervisionam diretamente o processo de tratamento de águas residuais e podem aprovar leis adicionais. Por exemplo, o município regional de Ottawa-Carleton desenvolveu um programa para eliminar substâncias tóxicas do sistema de tratamento de águas residuais, exigindo que todas as instalações industriais, institucionais e comerciais limitem a quantidade de certos poluentes permitidos nos esgotos.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Como as cidades tratam as águas residuais, para torná-las seguras para descarga ?

Existem vários níveis de tratamento de águas residuais; estes são os níveis primário, secundário e terciário de tratamento. A maioria das instalações municipais de tratamento de águas residuais usa níveis de tratamento primário e secundário, e algumas também usam tratamentos terciários. O tipo e a ordem de tratamento podem variar de uma estação de tratamento para outra, mas este diagrama da estação de tratamento de águas residuais de Ottawa-Carleton ilustra os componentes básicos.

O nível primário de tratamento usa telas e tanques de decantação para remover a maioria dos sólidos. Essa etapa é extremamente importante, pois os sólidos representam aproximadamente 35% dos poluentes que devem ser removidos. As telas costumam ter aberturas de cerca de 10 milímetros, o que é pequeno o suficiente para remover paus, lixo e outros materiais grandes do esgoto. Esse material é removido e descartado no aterro sanitário.

A água é então colocada em tanques de decantação (ou clarificadores), onde permanece por várias horas, permitindo que o lodo assente e uma espuma se forme no topo. A escória é então retirada do topo, o lodo é removido do fundo e o efluente parcialmente tratado segue para o nível de tratamento secundário. O tratamento primário geralmente remove até 50% da Demanda Biológica de Oxigênio (DBO; são substâncias que consomem o oxigênio da água), cerca de 90% dos sólidos suspensos e até 55% dos coliformes fecais. Embora o tratamento primário remova uma quantidade significativa de substâncias nocivas das águas residuais, não é suficiente para garantir que todos os poluentes nocivos sejam removidos.

O tratamento secundário de águas residuais usa bactérias para digerir os poluentes restantes. Isso é feito misturando vigorosamente as águas residuais com bactérias e oxigênio. O oxigênio ajuda as bactérias a digerir os poluentes mais rapidamente. A água é então levada para tanques de decantação onde o lodo se deposita novamente, deixando a água 90 a 95 por cento livre de poluentes. A figura abaixo mostra os tanques de decantação na Estação de Tratamento de Águas Residuais de Winnipeg. O tratamento secundário remove cerca de 85 a 90 por cento de DBO e sólidos suspensos e cerca de 90 a 99 por cento de bactérias coliformes.

Algumas estações de tratamento de esgoto conectam um filtro de areia para remover poluentes adicionais. A água é então desinfetada com cloro, ozônio ou luz ultravioleta e depois drenada. Para mais informações sobre todas as etapas do processo de tratamento de água, consulte a ficha técnica de cloração. Caso se interesse mais sobre as dicas para Águas Residuais, acesse https://saluta.com.br/blog/

O lodo que é retirado dos tanques de decantação e a escória que é retirada do topo nas primeiras etapas são tratados separadamente da água. Bactérias anaeróbias (bactérias anaeróbias não precisam de oxigênio) se alimentam da lama por 10 a 20 dias em temperaturas em torno de 38 graus Celsius. Esse processo reduz o odor e a matéria orgânica do lodo e produz um gás altamente combustível de metano e dióxido de carbono que pode ser usado como combustível para aquecer a estação de tratamento. Por fim, o lodo é enviado para uma centrífuga, conforme foto abaixo. Uma centrífuga é uma máquina que gira muito rapidamente, forçando o líquido a se separar do sólido. O líquido pode então ser processado com as águas residuais e o sólido é usado como fertilizante nos campos.

O terceiro (ou posterior) tratamento remove substâncias dissolvidas, como tintas, metais, produtos químicos orgânicos e nutrientes, como fósforo e azoto. Existem vários métodos de tratamento físico, químico e biológico usados ​​para o tratamento terciário. Um dos métodos de tratamento biológico é chamado de Remoção Biológica de Nutrientes (BNR). Este diagrama mostra as etapas de tratamento pelas quais as águas residuais de Saskatoons passam.

Nesta estação de tratamento de esgoto, as águas residuais são primeiro submetidas a tratamento primário e secundário. Para o tratamento terciário, o processo BNR ocorre em biorreatores. O processo BNR usa bactérias em diferentes condições em diferentes tanques para digerir impurezas na água. Os três tanques possuem ambientes únicos com diferentes quantidades de oxigênio. À medida que a água flui pelos três tanques, o fósforo é removido e a amônia é decomposta em nitrato e gás nitrogênio, o que outros processos bacterianos não conseguem. O processo BNR pode remover mais de 90% dos fosfatos, enquanto os processos convencionais removem muito menos que 90%. A água passa aproximadamente nove horas nos biorreatores antes de entrar no clarificador secundário, que é um tanque de decantação onde o lodo carregado de bactérias se deposita no fundo do tanque.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Como pequenas comunidades tratam águas residuais, para torná-las seguro para descarga ?

Em pequenas comunidades, as estações de tratamento de águas residuais podem consistir em sistemas sépticos individuais, sistemas de coleta simples que descarregam as águas residuais diretamente nas águas superficiais ou lagoas municipais que são esvaziadas anualmente. Essas instalações geralmente tratam e distribuem os resíduos o mais próximo possível de sua fonte, minimizando os custos operacionais e os requisitos de manutenção. Quanto mais tempo os resíduos permanecerem em uma lagoa antes do descarte, menor a probabilidade de contaminar as fontes de água potável. Algumas comunidades armazenam resíduos em lagoas, enquanto outras despejam resíduos diretamente em fontes de água.

Lagoas são reservatórios no solo que armazenam resíduos por um tempo até que sejam descarregados no solo ou em um corpo de água. Lagoas rasas com menos de 1,5 metros de profundidade são usadas para tratamento primário, o que permite que os resíduos sólidos se depositem no fundo da lagoa por um período de 6 a 20 dias. No entanto, lagoas rasas não podem remover efetivamente a maioria dos contaminantes que representam problemas para as águas subterrâneas e superficiais. Lagoas profundas, com mais de três metros de profundidade, podem permitir armazenamento e tratamento de longo prazo por seis meses a um ano. Muitas lagoas em pequenas comunidades são esvaziadas uma vez por ano. As comunidades rurais costumam usar terras adjacentes para descartar águas residuais. Se o solo for adequado e não houver fontes de água próximas, as bactérias no solo podem remover e decompor os contaminantes do esgoto. Devido à disponibilidade de terra em muitas áreas rurais, este pode ser um método eficaz de tratamento de águas residuais. No entanto, existem outras comunidades que descartam os resíduos de forma a comprometer a qualidade de lagos, rios ou mananciais subterrâneos que fornecem água potável.

A Agência de Proteção Ambiental estima que entre 10 e 20 por cento das pequenas estações municipais de tratamento de águas residuais não funcionam bem; Agências estaduais de qualidade da água identificaram falhas nos sistemas de tratamento de águas residuais como a segunda maior ameaça à qualidade da água (depois dos tanques de armazenamento subterrâneo). Quando o tratamento inadequado de águas residuais é combinado com tratamento ineficaz de água potável, o resultado é um sério problema de contaminação para um grande número de comunidades rurais.

As comunidades rurais muitas vezes acham difícil instalar e manter estações de tratamento de água. tratamento de água poluída. E embora muitas comunidades tenham métodos inadequados de tratamento de águas residuais, há algumas comunidades que estão liderando o caminho com métodos inovadores de tratamento e medidas de conservação de água. Em várias comunidades árticas, o alto custo da água levou a tratamentos de águas residuais que permitem que a água seja reutilizada. O esgoto é passado por fossa séptica, filtrado e desinfetado com tratamento com ozônio; Em seguida, é reutilizado para fins não consumíveis, como banheiros e lavanderias. Estas medidas de economia permitem que até 55% das águas residuais sejam reutilizadas e aliviam os processos de tratamento e armazenamento de águas residuais. Para obter mais informações sobre como economizar água, consulte a Folha de Uso de Água.

Fonte: https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Etiqueta da festa de noivado: 12 dicas para hospedar com confiança
Next post O que são serviços de contabilidade?
Close

texto