como funciona a hemodiálise?

Read Time:4 Minute, 42 Second

A hemodiálise é um procedimento que consiste em uma máquina que atua como um “rim artificial” ao filtrar o sangue, eliminando resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e líquidos , que os rins doentes são incapazes de processar. Essa técnica substitutiva é fundamental para pacientes com doenças renais, pois também ajuda a controlar a pressão arterial e a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina no organismo.

Caso queira saber mais sobre este tratamento acesse : https://agenciafaz.com.br/

Falência dos rins

A hemodiálise é a opção mais comum para pacientes com insuficiência renal terminal e é realizada por uma máquina que atua como um “rim artificial”, filtrando o sangue e eliminando resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e líquidos, que os rins doentes são incapazes de processar. É importante lembrar que, quando os rins param de funcionar , o paciente só tem três opções: transplante renal, hemodiálise ou diálise peritonial, que são tratamentos de substituição renal. Embora a diálise seja um tratamento contínuo e possa ser desafiador, muitos pacientes adaptam-se e conseguem levar uma vida quase normal. Cerca de 90% dos pacientes em hemodiálise afirmam que a técnica não é tão ruim quanto imaginavam.

Por quanto tempo é preciso fazer hemodiálise?

fonte de reprodução:pinterest

A hemodiálise é um tratamento utilizado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica . A insuficiência renal aguda ocorre quando um paciente que previamente tinha uma função renal adequada apresenta um problema que faz com que os rins parem de funcionar de uma hora para outra , enquanto a insuficiência renal crônica é uma doença progressiva e irreversível dos rins. Pacientes com insuficiência renal crônica em estágios avançados precisam de hemodiálise e, salvo raros casos, ficam dependentes da máquina para o resto da vida, pois não há chance de recuperação da função renal. As sessões de hemodiálise são realizadas para filtrar o sangue e eliminar resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e líquidos, que os rins doentes são incapazes de eliminar.

Quanto tempo dura uma sessão de hemodiálise?

fonte de reprodução:pinterest

As sessões de hemodiálise costumam durar 4 horas e são realizadas três vezes por semana. É possível escolher o dia das sessões, optando pelos dias ímpares (terça, quinta e sábado) ou pelos dias pares (segunda, quarta e sexta), assim como o turno do dia: manhã, tarde ou noite. Os horários podem variar de acordo com a clínica, mas, em geral, o turno da manhã é das 7h às 11h, o da tarde das 12h às 16h e o da noite das 17h às 21h. Alguns pacientes jovens e ativos preferem o turno da noite, enquanto pacientes mais idosos geralmente fazem a sessão de manhã. Em casos especiais, é possível solicitar antecipadamente a troca de horário ou dia. Algumas clínicas oferecem sessões durante a madrugada, onde o paciente dorme na clínica durante a sessão que pode durar de 6 a 8 horas. Esta modalidade é a que apresenta melhores resultados em relação a complicações e taxa de mortalidade a longo prazo.

Como é feita a sessão de hemodiálise?

Assim que o paciente chega à clínica de hemodiálise , ele é pesado e senta-se na poltrona ao lado da máquina que está reservada para ele

. Após uma breve conversa com objetivo de verificar se há algum problema ou queixa por parte do paciente, o enfermeiro afere a sua pressão arterial. Se estiver tudo bem, o enfermeiro prepara-se para iniciar a sessão de hemodiálise.

Para que a máquina de hemodiálise possa remover as toxinas do sangue e o excesso de líquidos do corpo, é necessário que ela tenha acesso ao sangue do paciente. Isso é realizado por meio de uma fístula arteriovenosa (FAV) ou de um cateter venoso central (CVC).

Como termina a sessão?

Após as 4 horas de sessão de hemodiálise, o circuito extracorpóreo da máquina é esvaziado e todo o sangue retorna para o paciente

. Se estiver tudo bem, a equipe de enfermagem retira uma agulha de cada vez e solicita que o paciente use os seus dedos para pressionar o local da punção de forma a impedir que haja algum sangramento. Em geral, esse processo demora cerca de 5 minutos. Após esse tempo, a equipe de enfermagem verifica se o local da punção já não apresenta risco de sangramento e o cobre com um curativo.

A pressão arterial do paciente é medida mais uma vez e, se tudo estiver bem, ele é liberado para ir embora para sua casa. Antes de sair, é medido o seu peso para confirmar a retirada de líquidos. Se a máquina foi programada para retirar 3 litros de água, o paciente precisa sair da sessão com cerca de 3 quilos a menos que entrou.

acompanhamento pós-hemodiálise

O acompanhamento pós-hemodiálise é uma etapa muito importante no tratamento de pacientes com insuficiência renal crônica tratados com hemodiálise. Durante esta fase, é realizada a avaliação clínica do paciente e monitorados os valores dos marcadores laboratoriais, como a ureia, a creatinina e o potássio, para avaliar a eficácia da hemodiálise e detectar possíveis complicações. Em alguns casos, é necessário fazer ajustes na programação da hemodiálise ou no tratamento medicamentoso do paciente com base nos resultados desses testes.

É fundamental que os profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento pós-hemodiálise estejam atentos a qualquer mudança no estado clínico do paciente e tomem medidas rápidas para tratar quaisquer complicações que possam surgir.

Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Hemodi%C3%A1lise

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post como funciona o seguro em casos de desastres naturais
Next post O poder das doações de cesta básica: Como apoiar e fortalecer os trabalhadores
Close

texto