
Erros Comuns que Você Deve Evitar ao Estudar para Concursos: Dicas para Aumentar Suas Chances de Aprovação
Muitos estudantes não acabam preparados para os exames como eles planejavam ser. Nos últimos meses, houve muitas distrações, então não se preocupe se isso inclui você. Compartilhamos os dez principais erros que você pode evitar, planejando sua revisão com cuidado e cuidando de si mesmo antes do exame. Você também pode achar útil ler o nosso post ‘Estou pronto para sentar meu exame?’.
Mau Hábito no 1: Estudar sem um plano
No número 1, este é o maior erro que os alunos podem cometer! O planejamento é muito importante quando você estuda e aprende. O problema é que estudar sem um plano não se concentra e é provável que você perca tempo. É sempre melhor criar um plano de estudo primeiro que descreva as atividades específicas que você está planejando fazer.
Mapeie todos os dias, seja um dia de trabalho ou não e aloque uma quantidade razoável de tempo (isso é provavelmente 10-12 horas por assunto por semana à medida que você entra nas últimas 2-3 semanas antes dos exames) Evite erros comuns e prepare-se para concursos com o Ideal Prepara.
Mau Hábito no 2: Memorizar suas anotações ou o texto do estudo
Você revisa lendo suas anotações para si mesmo de novo e de novo? A pesquisa mostrou que essa é uma maneira realmente ineficiente de aprender. Em vez disso, imagine que você era um palestrante na FI e palestrasse para uma aula imaginária sobre os principais tópicos, sem usar suas anotações.
Explicar um conceito em voz alta, em frases completas, provavelmente ajudará você a aprendê-lo e compreendê-lo. Se você não pode explicar em voz alta, então volte para suas notas e rever o que estava confundindo você e tente novamente (você pode até começar a gostar de palestras!). Se você não quiser ouvir sua voz, tente escrever tudo o que sabe sobre um assunto. Use os títulos simples para ajudá-lo de “Por quê? – Como? O que foi? Quando? – Sim. Quem?”, como isso normalmente ajuda a estruturar seu pensamento.

Mau Hábito no 3: Estudar tarde da noite
Um grande não não! É notável quantos alunos acham que o melhor momento para estudar é por volta das 22h de 11h (uma vez que os destaques da Liga dos Campeões terminaram) por um período prolongado de algumas horas.
Em primeiro lugar, a pesquisa mostra que nossos cérebros não podem se concentrar no meio da noite, em segundo lugar ficar acordado até tarde vai impactar na resistência no dia seguinte e você é mais propenso a adoecer. A pesquisa mostra que é melhor estudar em pedaços menores e (idealmente) no início da manhã.
Mau Hábito no 4: Concentrando-se na tomada de notas em vez de entender
Concentre-se mais em entender o que está sendo dito em uma palestra como está sendo dito, em vez de mudar para o modo de tomada de notas. Faça perguntas se você precisar – todos os tutores estão lá para ajudar.
Ao tomar notas, tente escrever os conceitos em suas próprias palavras, pois isso ajudará você a entender as ideias quando você refletir sobre elas no futuro.
Mau Hábito no 5:: Nunca fazer uma pausa
Não é a quantidade de tempo que você gasta revisando é a qualidade do estudo durante esse tempo. Alguns alunos pensam que, enquanto eles estão em seu quarto com livros, então algo está acontecendo, infelizmente este não é o caso (nem está colocando notas sob o seu travesseiro e esperando que a osmose de aprendizagem aconteça!). A menos que faça perguntas cronometadas, você deve fazer uma pausa de 10 a 15 minutos a cada 45 minutos. Quando você voltar a primeira coisa que você deve fazer é um teste rápido de si mesmo sobre o que você estava fazendo na hora anterior para garantir que ele seja retido.

Mau Hábito no 6: Sempre adiando a prática de perguntas
Se você aprendesse a dirigir um carro, você só passaria tempo lendo o código da estrada ou entraria no carro e cometeria muitos erros? Ninguém pode aprender a fazer algo sem realmente tentar, e quanto mais você tenta, melhor você recebe (se você tiver um excelente feedback sobre o que deu errado). É por isso que fazer perguntas marcadas, automarcação, ler bons exemplos de respostas e fazer perguntas ao tempo é tão importante. Sua última semana ou assim deve realmente ser gasto fazendo perguntas e depois voltando às notas quando você não sabe as respostas.
Mau Hábito no 7: Deixando-o até o último minuto para ler as informações de frequência do exame
Você deve receber um exame ou confirmação por e-mail quando você reservar o seu exame. Isso inclui um cronograma de seus exames, detalhes de sua localização da mesa na sala de exames e direções para o centro de exames (se você estiver participando de um local físico). Se você não tem certeza completamente de como chegar ao seu centro de exames ou quanto tempo pode levar, você pode acabar atrasado para o seu exame. Certifique-se de que você ensaia sua rota antes do dia do exame. Lembre-se de que os exames podem começar nos horários de pico, então você deve permitir o tráfego na hora do rush e possíveis atrasos.
Mau Hábito no 8: Esquecendo algo no dia do exame
Não preparar é se preparar para falhar. Não seja quem esquece sua identidade e tem que correr em casa para evitar ser recusado a entrada no exame. Aqui está uma lista simples de itens-chave para lembrar de ter com você durante o exame se o exame:
- ID fotográfico
- Máscara facial (se estiver visitando um centro de exames)
- Desinfetante para as mãos (se visitar um centro de exames)
- Garrafa de água
- Canetas de Caneta
- Calculadora

Mau Hábito no 9: Gastar muito tempo em cada requisito
Uma boa gestão do tempo no exame é fundamental. Os candidatos muitas vezes perdem tempo:
- trabalhar em uma pergunta por mais tempo do que o necessário, porque eles querem corrigir um erro, em seguida, alterar todas as figuras de follow-on relacionadas
- Sentir que eles têm tanto a dizer sobre um certo requisito que eles “desperam” todo o seu conhecimento em uma resposta
- perseverando por muito tempo com uma pergunta, mesmo que eles estejam lutando.
Quando você começar o exame, esteja ciente do relógio. Se você está lutando com um requisito, siga em frente e volte para ele mais tarde. A chave para gerenciar bem seu tempo é dividir o tempo permitido entre as marcas disponíveis. Por exemplo, em um exame de três horas, permita 1,8 minutos por marca e, em duas horas, permita 1,33 minutos por marca. Desta forma, você vai dar-se a melhor chance de responder a todas as perguntas e, consequentemente, maximizar suas chances de passar no exame.

Ideal Prepara
Evitar erros comuns ao estudar para concursos pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso nas provas. Com um planejamento adequado, foco nas prioridades e estratégias de estudo eficientes, você aumenta significativamente suas chances de aprovação.
No Ideal Prepara, você encontra cursos preparatórios completos e personalizados, que ajudam a evitar esses erros e a potencializar sua preparação. Não deixe que deslizes comprometam sua aprovação – acesse o Ideal Prepara e comece agora mesmo sua jornada rumo à conquista da vaga dos seus sonhos.