Glomerulonefrite: Sintomas, causas, complicações, prevenção

Read Time:5 Minute, 51 Second

Glomerulonefrite (gloe-MER-u-loe-nuh-FRY-tis) é a inflamação dos minúsculos filtros nos rins (glomérulos). O excesso de líquido e resíduos que os glomérulos (gloe-MER-u-lie) removem da corrente sanguínea saem do corpo como urina. A glomerulonefrite pode surgir repentinamente (aguda) ou gradualmente (crônica).

A glomerulonefrite ocorre sozinha ou como parte de outra doença, como lúpus ou diabetes. A inflamação grave ou prolongada associada à glomerulonefrite pode danificar os rins. O tratamento depende do tipo de glomerulonefrite que você tem. Quer saber mais sobre glomerulonefrite, acesse https://nefroclinicas.com.br/

Sintomas

Os sinais e sintomas da glomerulonefrite podem variar dependendo se você tem a forma aguda ou crônica e a causa. Você pode não notar nenhum sintoma de doença crônica. Sua primeira indicação de que algo está errado pode vir dos resultados de um exame de urina de rotina (urinálise).

Os sinais e sintomas de glomerulonefrite podem incluir:

  • Urina rosa ou cor de cola de glóbulos vermelhos na urina (hematúria)
  • Urina espumosa ou borbulhante devido ao excesso de proteína na urina (proteinúria)
  • Pressão alta (hipertensão)
  • Retenção de líquidos (edema) com inchaço evidente na face, mãos, pés e abdômen
  • Urinar menos do que o habitual
  • Nausea e vomito
  • Cãibras musculares
  • Fadiga

Quando consultar um médico

Marque uma consulta com seu médico imediatamente se tiver sinais ou sintomas de glomerulonefrite.

Causas

Muitas condições podem causar glomerulonefrite. Às vezes, a doença ocorre em famílias e, às vezes, a causa é desconhecida. Fatores que podem levar à inflamação dos glomérulos incluem as seguintes condições.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Infecções

As doenças infecciosas podem levar direta ou indiretamente à glomerulonefrite. Essas infecções incluem:

  • Glomerulonefrite pós-estreptocócica: A glomerulonefrite pode se desenvolver uma ou duas semanas após a recuperação de uma infecção estreptocócica na garganta ou, raramente, uma infecção cutânea causada por uma bactéria estreptocócica (impetigo). A inflamação ocorre quando os anticorpos contra as bactérias se acumulam nos glomérulos. As crianças são mais propensas a desenvolver glomerulonefrite pós-estreptocócica do que os adultos, e também têm maior probabilidade de se recuperar rapidamente.
  • Endocardite bacteriana: A endocardite bacteriana é uma infecção do revestimento interno das câmaras e válvulas do coração. Não está claro se a inflamação nos rins é resultado apenas da atividade do sistema imunológico ou de outros fatores.
  • Infecções renais virais: Infecções virais do rim, como hepatite B e hepatite C, causam inflamação dos glomérulos e de outros tecidos renais.
  • HIV: A infecção pelo HIV , o vírus que causa a AIDS , pode levar à glomerulonefrite e danos progressivos aos rins, mesmo antes do início da AIDS .

Doenças autoimunes

As doenças autoimunes são doenças causadas pelo ataque do sistema imunológico a tecidos saudáveis. As doenças autoimunes que podem causar glomerulonefrite incluem:

  • Lúpus. Uma doença inflamatória crônica, o lúpus eritematoso sistêmico pode afetar muitas partes do corpo, incluindo pele, articulações, rins, células sanguíneas, coração e pulmões.
  • Síndrome de Goodpasture. Nesta doença rara, também conhecida como doença anti-GBM, o sistema imunológico cria anticorpos para tecidos nos pulmões e rins. Pode causar danos progressivos e permanentes aos rins.
  • Nefropatia por IgA . A imunoglobulina A (IgA) é um anticorpo que é a primeira linha de defesa contra agentes infecciosos. A nefropatia por IgA ocorre quando os depósitos do anticorpo se acumulam nos glomérulos. A inflamação e os danos subsequentes podem passar despercebidos por muito tempo. O sintoma mais comum é sangue na urina. Caso se interesse mais sobre glomerulonefrite? Acesse https://nefroclinicas.com.br/glomerulonefrite-o-que-e-sintomas-diagnostico-tratamento-e-metodos-de-prevencao/

vasculite

A vasculite é a inflamação dos vasos sanguíneos. Tipos de vasculite que podem causar glomerulonefrite incluem:

  • Poliarterite. Esta forma de vasculite afeta vasos sanguíneos médios e pequenos em muitas partes do corpo, incluindo rins, pele, músculos, articulações e trato digestivo.
  • Granulomatose com poliangeíte. Esta forma de vasculite, anteriormente conhecida como granulomatose de Wegener, afeta vasos sanguíneos pequenos e médios nos pulmões, vias aéreas superiores e rins.

Condições escleróticas

Algumas doenças ou condições causam cicatrizes nos glomérulos que resultam em função renal deficiente e em declínio. Esses incluem:

  • Pressão alta: A hipertensão arterial mal controlada a longo prazo pode causar cicatrizes e inflamação dos glomérulos. A glomerulonefrite inibe o papel do rim na regulação da pressão arterial.
  • Doença renal diabética (nefropatia diabética): Níveis elevados de açúcar no sangue contribuem para a cicatrização dos glomérulos e aumentam a taxa de fluxo sanguíneo através dos néfrons.
  • Glomeruloesclerose segmentar focal: Nessa condição, a cicatrização está espalhada entre alguns dos glomérulos. Isso pode ser o resultado de outra doença ou pode ocorrer sem motivo conhecido.

Outras causas

Raramente, a glomerulonefrite crônica ocorre em famílias. Uma forma hereditária, a síndrome de Alport, também pode prejudicar a audição ou a visão.

A glomerulonefrite está associada a certos tipos de câncer, como câncer gástrico, câncer de pulmão e leucemia linfocítica crônica.

Complicações

A glomerulonefrite afeta a capacidade dos néfrons de filtrar a corrente sanguínea com eficiência. A quebra na filtragem resulta em:

  • Acúmulo de resíduos ou toxinas na corrente sanguínea
  • Má regulação de minerais e nutrientes essenciais
  • Perda de glóbulos vermelhos
  • Perda de proteínas do sangue
Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Possíveis complicações da glomerulonefrite incluem:

  • Insuficiência renal aguda: A insuficiência renal aguda é o declínio súbito e rápido da função renal, frequentemente associada a uma causa infecciosa de glomerulonefrite. O acúmulo de resíduos e fluidos pode ser fatal se não for tratado imediatamente com uma máquina de filtragem artificial (diálise). Os rins geralmente retomam a função normal após a recuperação.
  • Doença renal crônica: A inflamação persistente resulta em danos a longo prazo e diminuição da função dos rins. A doença renal crônica é geralmente definida como dano renal ou diminuição da função por três ou mais meses. A doença renal crônica pode evoluir para doença renal terminal, que requer diálise ou transplante renal.
  • Pressão alta: Danos aos glomérulos causados ​​por inflamação ou cicatrização podem levar ao aumento da pressão arterial.
  • Síndrome nefrótica. A síndrome nefrótica é uma condição na qual há muita proteína sanguínea na urina e muito pouca na corrente sanguínea. Essas proteínas desempenham um papel na regulação de fluidos e níveis de colesterol. Uma queda nas proteínas do sangue resulta em colesterol alto, pressão alta e inchaço (edema) da face, mãos, pés e abdômen. Em casos raros, a síndrome nefrótica pode causar um coágulo sanguíneo em um vaso sanguíneo renal.

Prevenção

Pode não haver maneira de prevenir algumas formas de glomerulonefrite. No entanto, aqui estão algumas etapas que podem ser benéficas:

  • Procure tratamento imediato de uma infecção estreptocócica com dor de garganta ou impetigo.
  • Para prevenir infecções que podem levar a algumas formas de glomerulonefrite, como HIV e hepatite, siga as orientações de sexo seguro e evite o uso de drogas intravenosas.
  • Controle a pressão alta, o que diminui a probabilidade de danos aos rins devido à hipertensão.
  • Controle o açúcar no sangue para ajudar a prevenir a nefropatia diabética.

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/glomerulonefrite/

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Implantes mamários: solução salina vs silicone
Next post Methenolone (Primobolan Depot Steroid): Usos, dosagem e efeitos do enantato de metenolona no fisiculturismo
Close

texto