Manutenção da sua embreagem: evitar reparos caros

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Com o tempo, quase todos os componentes internos do seu carro precisarão ser substituídos ou reparados. No entanto, tratando seu carro com cuidado e mantendo-o em dia, você pode prolongar a vida útil do motor, da transmissão e muito mais.

Neste post, veremos um dos componentes mais problemáticos em muitos carros – a embreagem. A maneira como você dirige e a quantidade de manutenção que realiza têm um impacto significativo no desempenho e na vida útil da embreagem do seu carro. Quer saber mais sobre a embreagem do seu automotivo, acesse https://rsembreagem.com.br/

Quanto mais suavemente você operar a embreagem do carro, mais ela durará e menos provável que comece a escorregar.

Como funciona a embreagem?

Todo carro com transmissão manual tem embreagem, assim como alguns veículos com transmissão automática ou tiptronic. A maioria dos veículos com transmissão automática usa um conversor de torque em vez de uma embreagem, o que requer um nível diferente de manutenção.

O motor do seu carro gira constantemente quando é ligado, mesmo quando o carro está parado. Para manter o motor do seu carro funcionando sem girar as rodas, a embreagem controla o atrito entre o motor e a transmissão.

A embreagem contém um grande disco de fricção que entra em contato com o volante. Quando você não está pressionando o pedal da embreagem, o movimento se move do volante para o disco de fricção da embreagem e depois para a transmissão.

Quando você pressiona o pedal da embreagem, o disco de fricção da embreagem é puxado para fora do volante, liberando o motor do carro para continuar girando sem que a força seja transmitida à caixa de câmbio e daí para as rodas.

Como a embreagem desempenha um papel tão importante na operação do seu carro, é importante tratá-la com cuidado. O uso cuidadoso de sua embreagem pode adicionar até 321.86 quilômetros à sua vida útil, enquanto o tratamento imprudente pode reduzir o uso efetivo pela metade.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

O disco de fricção da embreagem

A embreagem contém vários componentes essenciais para o funcionamento normal do seu carro. No entanto, a causa mais comum de problemas de embreagem é o disco de fricção, que fica preso ao volante e pode se desgastar com o tempo.

O objetivo do disco de fricção é simples – transferir potência do motor para a transmissão. Pense nisso como uma pastilha de freio gigante que se conecta ao seu motor para fornecer o atrito necessário para transferir a potência do volante para a caixa de câmbio.

Quando o pedal da embreagem é liberado, o disco de fricção pressiona o volante, fazendo com que a embreagem e o motor girem na mesma velocidade. Quando o pedal da embreagem é pressionado, a embreagem é puxada para trás e o atrito é liberado.

O disco de fricção está constantemente entrando e saindo de contato com o volante, o que pode causar desgaste. Quando um disco de fricção da embreagem se desgasta, pode fazer com que a embreagem deslize e não gire na mesma velocidade que o volante.

Como a embreagem não gira na mesma rotação do motor – ou demora um pouco para atingir a mesma rotação do motor – isso reduz drasticamente o desempenho do carro e às vezes impede que ele desça.

O deslizamento da embreagem é um problema de composição. Como o deslizamento aumenta o atrito entre a embreagem e o volante, quanto mais tempo você deixar a embreagem deslizar, maior será o problema até que a embreagem seja substituída.

Substituindo uma embreagem deslizante

Com o tempo, até mesmo a embreagem mais cuidadosa se desgasta e precisa ser substituída. A maioria dos carros modernos tem embreagens duráveis ​​que duram 120.700 quilômetros ou mais com uso e manutenção normais, tornando a substituição rara, mas essencial.

Como você pode ver, este não é um trabalho que qualquer um pode fazer! Recomendamos sempre que isso seja feito por um profissional!

Se você estiver rebocando uma carga pesada com seu veículo, como um barco ou caravana, há uma boa chance de que a embreagem se desgaste mais cedo devido ao aumento de peso no disco de fricção.

Substituir uma embreagem gasta é um grande trabalho, não adequado para mecânicos amadores. Se sua embreagem começar a patinar e precisar ser substituída, peça a um mecânico para instalar uma nova para você. Isso custa entre 80 ou 100 reais até 300 reais ou mais dependendo do veículo.

Com o tempo, mesmo a embreagem mais cuidadosa se desgasta e precisa ser substituída. A maioria dos carros modernos tem embreagens duráveis ​​que duram 120.700 milhas ou mais com uso e manutenção normais, tornando a substituição rara, mas essencial. Para saber mais dicas sobre a sua bateria, acesse https://rsembreagem.com.br/a-rs-embreagem/

Como reduzir o desgaste da embreagem

Sua embreagem só se desgasta durante o engate e desengate. Se ele girar na mesma velocidade do volante, o desgaste será mínimo. Quando a embreagem está totalmente desengatada, seu disco de fricção também não entra em contato com o volante.

Isso significa que quase todo o desgaste da embreagem ocorre ao engatar ou desengatar o motor. Se você pressionar o pedal da embreagem repentinamente, criará desgaste adicional na placa de fricção da embreagem, tornando-a mais propensa a escorregar.

No entanto, pressione e solte suavemente o pedal da embreagem e a embreagem deslizará contra o volante sem desgaste adicional. Mude as marchas com cuidado para não empurrar ou puxar repentinamente a embreagem contra o volante.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

É especialmente importante engatar a primeira marcha com cuidado, pois quase todo desgaste sério da embreagem ocorre na primeira marcha. Deixe o motor do seu carro funcionar o mais devagar possível, sem parar, depois solte o pedal da embreagem para começar a dirigir.

O excesso de peso, geralmente de um trailer, também pode desgastar a embreagem com o tempo. A embreagem também pode se desgastar mais rápido do que o normal se você subir e descer ladeiras com frequência ou parar em uma ladeira, forçando-o a girar muito para acelerar.

Como acontece com a maioria dos outros componentes do veículo, a chave para prolongar a vida útil da embreagem e reduzir os custos de reparo é o cuidado adequado. Engatar e desengatar a embreagem o mais suavemente possível pode dobrar a quilometragem.

Sua embreagem precisa de reparo ou substituição?

Problemas de embreagem são bastante incomuns para a maioria dos motoristas. A maioria das embreagens modernas é projetada para durar mais de 120.700 quilômetros de direção sem problemas, tornando os reparos e substituições da embreagem uma despesa bastante rara para o motorista.

O problema mais sério com uma embreagem é o deslizamento – um problema fácil de discernir. No entanto, podem surgir outros problemas que afetam a operação da embreagem e o desempenho do veículo.

De cabos soltos impedindo que sua embreagem seja efetivamente controlada pelo pedal da embreagem a um cilindro de embreagem com vazamento, problemas com os componentes internos da embreagem podem fazer com que ela seja menos eficaz do que deveria.

Se a embreagem do seu carro não está funcionando como deveria, começa a tremer ou escorregar quando você a aperta, ou simplesmente faz muito barulho, leve seu carro à sua oficina ou concessionária local imediatamente, para que seja examinado por um profissional.

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