Os prós e contras da terceirização

Read Time:5 Minute, 49 Second

A terceirização é a prática de contratar alguém fora do seu negócio para concluir um projeto ou tarefa específica. O trabalho que recairia sobre o proprietário da empresa ou exigiria uma contratação interna pode ser concluído por terceiros. A terceirização é completada por vários tipos diferentes de pessoas e empresas, desde freelancers individuais até grandes empresas especializadas em uma única função. Terceirização é diferente de offshoring, que foi uma grande questão política no passado. Quer saber mais sobre terceirização, acesse https://www.azulservice.com.br/

Terceirização x Offshoring

Os termos terceirização e offshoring costumam ser usados ​​de forma intercambiável, mas é útil saber a diferença entre os dois conceitos. Terceirização significa usar um terceiro para fabricar um produto ou executar um serviço que a empresa costumava fabricar ou executar. Quando uma startup ou pequena empresa utiliza uma empresa terceirizada para administrar seus benefícios e RH, está terceirizando. Quando um consumidor usa um serviço como o TaskRabbit para contratar alguém para executar um serviço, ele também está terceirizando. A terceirização não precisa envolver fornecedores estrangeiros de bens e serviços.

Vantagens da terceirização

Então, quais são as vantagens e desvantagens da terceirização? Existem benefícios que impactam o negócio que terceiriza diretamente e outros que podem impactar a economia local ou externa. Aqui estão os quatro principais profissionais de terceirização.

1. A terceirização pode aumentar os lucros dos negócios

Muitas vezes, as empresas optam por terceirizar a produção de bens e serviços quando acreditam que isso pode economizar dinheiro e, assim, aumentar os lucros do negócio. O exemplo mais citado refere-se aos custos de mão-de-obra. As empresas podem terceirizar e/ou terceirizar para um país com custos trabalhistas mais baixos. Embora alguns possam ver a perda de empregos locais como um impacto negativo da terceirização, as empresas acham difícil resistir ao aumento dos lucros resultante. As empresas também podem terceirizar para economizar no custo de treinamento e contratação de toda a equipe interna ou para expandir seus negócios.

2. A terceirização pode aumentar a lucratividade

Às vezes, as empresas terceirizam devido ao custo de oportunidade de fabricar ou produzir um bem ou serviço por conta própria. Por exemplo, um CEO de uma startup de tecnologia pode terceirizar o RH porque acha que seria melhor se reunir com capitalistas de risco e melhorar sua equipe de tecnologia do que gerenciar os benefícios dos funcionários.

Quando funcionários altamente qualificados podem terceirizar tarefas de menor valor e passar mais tempo em tarefas de alto valor, as empresas se beneficiam. Os defensores da terceirização dizem que ela também pode aumentar a eficiência geral da economia, atribuindo tarefas a pessoas que têm o nível de habilidade apropriado para essas tarefas e permitindo que trabalhadores altamente qualificados sejam mais produtivos.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

3. Terceirização pode espalhar empregos de países desenvolvidos para países em desenvolvimento

Alguns defensores da terceirização dizem que é verdade que a terceirização offshore (e offshoring) está causando algumas perdas de empregos do Brasil, mas que nações menos desenvolvidas estão se beneficiando e que esses benefícios superam os custos para países ricos como os Estados Unidos.

Os americanos podem discordar, dizem eles, mas a terceirização pode levar a salários mais altos e mais oportunidades de emprego nos países em desenvolvimento para os quais as empresas americanas terceirizam. Alguns analistas veem isso como uma vantagem, dizendo que a diferença entre países ricos e pobres pode diminuir com o tempo.

4. A terceirização pode fortalecer as relações internacionais

Alguns especialistas acreditam que quanto mais países fizerem comércio entre si, menor será a probabilidade de entrarem em guerra entre si e mais fácil será para eles trabalharem juntos em busca de objetivos comuns. Como a terceirização fortalece os laços entre empresas em dois ou mais países, ela também pode fortalecer os laços entre os governos desses países. E para saber mais sobre o mundo do terceirização, acesse https://www.azulservice.com.br/blog/

Desvantagens da terceirização

Se você decidir terceirizar o trabalho, não importa o quanto, isso pode ter um grande impacto em quem você contrata, na própria empresa e, potencialmente, na economia. Vejamos as quatro maiores desvantagens da terceirização em larga escala.

1. Potenciais perdas de emprego do Brasil

A desvantagem da terceirização que recebe mais cobertura da imprensa é a perda de empregos do Brasil (ou em qualquer outro país que pratique terceirização). O fato de trabalhadores de outros países poderem receber oportunidades de trabalho que não tinham antes é de pouco consolo para, por exemplo, membros de comunidades manufatureiras do Brasil duramente atingidas pelo fechamento de fábricas.

2. Falta de transparência

Os consumidores querem cada vez mais saber de onde vêm seus produtos e quem os fabricou. A terceirização dificulta esse tipo de transparência. Uma empresa americana poderia terceirizar parte de seus negócios para uma empresa em, digamos, Bangladesh, que também poderia terceirizar sua equipe para outra empresa em Bangladesh.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

3. Padrões trabalhistas podem ser adiados

Alguns críticos da terceirização dizem que ela está levando a uma mudança geral nos padrões trabalhistas e ambientais que se aplicam aos bens e serviços que os americanos consomem. Esta é uma crítica comumente citada pelos oponentes do NAFTA.

Quando uma empresa dos EUA terceiriza para um país com salários mais baixos, leis trabalhistas mais flexíveis ou padrões ambientais mais baixos, os bens ou serviços resultantes podem não atender aos padrões estabelecidos pelo governo dos EUA que devem ser aplicados em nosso país. . Isso não é apenas um problema para os consumidores americanos que querem se sentir confortáveis ​​sobre a origem de seus produtos. Também é um problema para os trabalhadores de outros países que não recebem os salários de que precisam para prosperar e para as comunidades que sentem os efeitos da poluição no exterior.

Além disso, a contribuição líquida para a mudança climática está aumentando quando mais bens são produzidos no país Países com padrões ambientais mais baixos. A terceirização também pode alienar pequenas empresas locais e pequenas fazendas em países em desenvolvimento.

4. Pode sair pela culatra para a empresa de terceirização

A terceirização nem sempre é um home run que economiza dinheiro para as empresas que a praticam. Eles podem descobrir que a empresa para a qual terceirizaram perde prazos, não tem um bom desempenho ou, de outra forma, tem um efeito negativo nos negócios. Pode haver problemas de comunicação ou os custos podem exceder as expectativas. Para empresas menores, em particular, a terceirização pode ser uma aposta.

Conclusão

A terceirização é um assunto complicado que tende a provocar fortes reações. Seus sentimentos sobre o assunto podem mudar com base em onde você mora, onde trabalha e cujas opiniões você lê ou ouve, mas é bom ter os argumentos básicos a favor e contra a terceirização em sua mente quando você ouve sobre isso na política debates.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Manutenção da sua embreagem: evitar reparos caros
Next post Critérios de avaliação de Danos Morais
Close

texto