
Razões para o tratamento do canal radicular
O que é um canal radicular?
O tratamento do canal radicular é projetado para eliminar as bactérias do canal radicular infectado, evitar a reinfecção do dente e salvar o dente natural. Quando alguém passa por um canal radicular, a polpa inflamada ou infectada é removida e o interior do dente é cuidadosamente limpo e desinfetado, depois preenchido e selado.
O que acontece durante o tratamento de canal? Saiba mais sobre esse procedimento rápido e confortável que pode aliviar sua dor e salvar seu dente natural.
Dentro do dente, sob o esmalte branco e uma camada dura chamada dentina, há um tecido mole chamado polpa. Este tecido contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo, que ajudam a crescer a raiz do dente durante o seu desenvolvimento. Um dente totalmente desenvolvido pode sobreviver sem a polpa porque o dente continua a ser nutrido pelos tecidos que o cercam. Quer saber mais sobre ? Acesse https://clinicaodontologicabh.com/
Um tratamento de canal moderno não é nada como aqueles velhos ditados! É muito semelhante a um preenchimento de rotina e geralmente pode ser concluído em uma ou duas consultas, dependendo da condição do seu dente e de suas circunstâncias pessoais. Obter um canal radicular é relativamente indolor e extremamente eficaz. Você voltará a sorrir, morder e mastigar com facilidade em pouco tempo.
Salvar o dente natural com tratamento de canal tem muitas vantagens:
- Mastigação eficiente
- Força e sensação de mordida normais
- Aparência natural
- Protege outros dentes de desgaste excessivo ou tensão
Por que a polpa do dente precisa ser removida?
Quando o tecido nervoso ou a polpa de um dente é danificado, ele se decompõe e as bactérias começam a se multiplicar dentro da câmara pulpar. As bactérias e outros detritos cariados podem causar uma infecção ou abscesso no dente. Um abscesso é uma bolsa cheia de pus que se forma no final das raízes do dente. Um abscesso acontece quando a infecção se espalha até as extremidades das raízes do dente. Uma infecção no canal radicular de um dente também pode causar:
- Inchaço que pode se espalhar para outras áreas do rosto, pescoço ou cabeça
- Perda óssea ao redor da ponta da raiz
- Problemas de drenagem que se estendem para fora da raiz. Um buraco pode ocorrer através do lado do dente com drenagem para a gengiva ou através da bochecha com drenagem para a pele.
Quais são os sinais de que um canal radicular é necessário?
Se você precisar de um canal radicular, poderá notar estes sinais:
- Sensibilidade dentária que persiste, especialmente ao calor ou frio
- Dor aguda ao mastigar ou morder
- Espinhas em suas gengivas
- Dentes lascados ou rachados
- Gengivas inchadas ou doloridas
- Deterioração profunda ou gengivas escurecidas
Tudo sobre canais radiculares
Um tratamento de canal (também conhecido como tratamento endodôntico) é um procedimento sério, mas que os especialistas lidam todos os dias. Antes de se envolver em qualquer tipo de trabalho odontológico, é importante conhecer os fatos sobre os canais radiculares.
O canal radicular dói?
Como os pacientes recebem anestesia, um canal radicular não é mais doloroso do que um procedimento odontológico regular, como obturação ou remoção de um dente do siso. No entanto, um canal radicular geralmente fica um pouco dolorido ou dormente após o procedimento e pode até causar um leve desconforto por alguns dias. O Blog Clinica Odontológica Bh detalha outras coisas importantes para uma boca saudável, veja a seguir https://clinicaodontologicabh.com/blog/
Como saber se você precisa de um canal radicular?
Os canais radiculares são necessários para um dente rachado por lesão ou genética , uma cavidade profunda ou problemas de um preenchimento anterior. Os pacientes geralmente precisam de um tratamento de canal quando percebem que seus dentes estão sensíveis, principalmente a sensações de calor e frio.
Existem alguns sintomas que significam que você pode precisar de um canal radicular –
- Dor intensa ao mastigar ou morder
- Espinhas nas gengivas
- Um dente lascado ou rachado
- Sensibilidade persistente ao calor ou ao frio, mesmo após a sensação ter sido removida
- Gengivas inchadas ou sensíveis
- Deterioração profunda ou escurecimento das gengivas
Posso ir para a escola ou trabalhar depois de fazer um tratamento de canal?
Embora você provavelmente fique dormente por 2-4 horas após o procedimento, a maioria dos pacientes pode retornar à escola ou trabalhar diretamente após um canal radicular. No entanto, não é aconselhável comer até que a dormência desapareça completamente.
Alternativas de canal radicular
Salvar seus dentes naturais é a melhor opção, se possível. Seus dentes naturais permitem que você coma uma grande variedade de alimentos necessários para manter uma nutrição adequada . O procedimento de canal radicular pode ajudar a salvar seus dentes.
A única alternativa para um procedimento de canal radicular é extrair o dente e substituí-lo por uma ponte, implante ou prótese parcial removível . Essas alternativas são mais caras do que um procedimento de canal radicular e precisam de mais tempo de tratamento.

Quanto custa um canal radicular?
O custo varia de acordo com a complexidade do problema e qual dente é afetado. Os molares são mais difíceis de tratar; a taxa é geralmente mais. A maioria das apólices de seguro odontológico oferece alguma cobertura para tratamento endodôntico.
Geralmente, o tratamento endodôntico e a restauração do dente natural são mais baratos do que a alternativa de extração do dente. Um dente extraído deve ser substituído por um implante ou ponte para restaurar a função mastigatória e evitar que os dentes adjacentes se desloquem. Esses procedimentos tendem a custar mais do que o tratamento endodôntico e a restauração adequada.
Como o tratamento endodôntico salva o dente?
É necessário fazer um tratamento endodôntico ou de canal quando o interior do dente (a polpa) fica inflamado ou infectado como resultado de cáries profundas, procedimentos dentários repetidos, coroas defeituosas ou uma rachadura ou lasca no dente. O trauma no dente também pode causar danos à polpa, mesmo que o dente não tenha lascas ou rachaduras visíveis. Se a inflamação ou infecção da polpa não for tratada, pode causar dor ou levar a um abscesso.
Quando você passa por um tratamento de canal ou outro tratamento endodôntico, a polpa inflamada ou infectada é removida e o interior do dente é cuidadosamente limpo e desinfetado, depois preenchido e selado com um material semelhante a borracha chamado guta-percha. Depois, o dente é restaurado com uma coroa ou obturação para proteção e continuará a funcionar como qualquer outro dente.
O tratamento endodôntico ajuda você a manter seu sorriso natural, continuar comendo os alimentos que você ama e limita a necessidade de tratamento odontológico contínuo. Com os devidos cuidados, a maioria dos dentes que passaram por tratamento de canal pode durar a vida toda.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Odontologia
Average Rating